Atendimento Comercial: Seg à Sex das 8h às 18h - Sáb das 9h às 17h
Atendimento Pós Vendas: Seg à Sex das 8h às 18h - Sáb das 8h às 12h
Política de Privaciade
OPECAR VEICULOS LTDA., pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob o no 05.793.769/0004-70 com sede à Av. das torres, 1719, São Cristóvão, São José dos Pinhais, PR, CEP 83040-300 ora referidas somente como “OPERA” ou “nós”, a fim de dar transparência aos processos de tratamentos de dados pessoais que compõem sua operação, apresenta a presente Política de Privacidade (“Política”).
Essa política foi elaborada em conformidade com a legislação vigente, em especial a Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e a Lei nº 13.709/18 (Lei de Proteção de Dados Pessoais).
PROPÓSITO
Para a OPERA, tão importante quanto representar a marca PEUGEOT E CITROËN com máxima excelência, é garantir um relacionamento transparente e manter a segurança de nossos clientes durante toda sua interação com nossos ambientes físicos e virtuais, o que inclui a segurança de seus dados pessoais.
Nesse sentido, a presente Política se destina a apresentar informações a respeito de como a OPERA trata os dados pessoais de pessoas físicas (“Usuários”, “Titulares” ou “você”) coletados por ocasião de interações em lojas físicas ou em plataformas digitais (aplicativos e sites).
A leitura e compreensão desse documento é de extrema importância, pois ao adquirir bens, serviços, utilizar plataformas digitais e realizar qualquer outra forma de interação com a OPERA ou terceiros por ela autorizados, entenderemos que o Titular compreende e concorda com a presente Política.
Caso haja qualquer dúvida, por favor, nos contate pelo canal indicado ao final dessa Política.
QUAIS DADOS PESSOAIS SÃO TRATADOS PELA OPERA?
Por dados pessoais entenda-se qualquer informação, que, direta ou indiretamente, é capaz de identificar uma pessoa física. São alguns exemplos de dados pessoais: nome, CPF, endereço de e-mail, IP, telefone, placas de veículos, localização, etc.
Via de regra, a OPERA exercerá a condição de Controlador dos Dados Pessoais sob seu poder, podendo em alguns casos compartilhá-los com outros controladores ou Operadores, conforme exposto mais adiante.
Os dados tratados pela OPERA podem ser divididos em duas categorias:
1) Dados coletados pela OPERA por meio de interações físicas com os Titulares, como na cotação, orçamento e venda de veículos, peças e serviços, cadastros em feiras, promoções, etc.;
2) Dados coletados ou gerados quando o Usuário interage com a OPERA por meio de plataformas digitais, como o presente site, redes sociais, aplicativos, etc. Nesses casos, também poderão ser coletadas informações de navegação em segundo plano, geralmente por meio de cookies. Para mais informações clique aqui .
COMO OS DADOS SÃO TRATADOS?
Quando ocorre o tratamento?
1. Comercialização de bens e serviços (veículos, mecânica, seguros, consórcios)
1.1. Quais dados são tratados?
● Nome
● CPF
● RG
● Endereço (comprovante de residência)
● Data de Nascimento
● Telefone
● E-mail
● Dados financeiros (comprovação de renda, dados bancários);
● Dados do veículo dado como forma de pagamento. (placas, chassi, proprietário, etc.)
● Cópias de documentos (Identidade, CNH)
1.1.1. Para quais finalidades?
● Confirmar a identidade do titular;
● Realizar cotações e orçamentos;
● Realizar a venda de veículos, peças e serviços;
● Monitoramento e contato com o titular para agendamento de revisões periódicas;
● Realizar pesquisa de satisfação;
● Avaliação de crédito;
● Gestão financeira (recebimentos e cobranças);
● Transferência dos veículos vendidos e daqueles recebidos em pagamento dos titulares;
● Informação à fábrica CHEVROLET sobre a venda para cumprimento do contrato de concessão da marca;
● Manter contato com o Titular;
● Comprovação de habilitação para conduzir veículo no test drive;
● Cadastramento de conta e cartão de crédito para desconto de parcelas do seguro contratado (quando assim for optado pelo Titular);
● Contatar o Titular para oferecer bens e serviços que possam ser de seu interesse;
1.2. Quais dados são tratados?
● CID de necessidades especiais
1.2.1. Para quais finalidades?
● Venda direta de veículos ao consumidor portador de necessidades especiais, para aplicação dos benefícios tributários concedidos por lei;
1.3. Quais dados são tratados?
● Imagens
1.2.1. Para quais finalidades?
● Registro da entrega de veículos, para fins de marketing;
● Monitoramento das instalações do GRUPO METRONORTE, para segurança de pessoas e bens materiais.
1.4. Quais dados são tratados?
● Imagens
1.2.1. Para quais finalidades?
● Registro da entrega de veículos, para fins de marketing;
● Monitoramento das instalações do GRUPO METRONORTE, para segurança de pessoas e bens materiais.
2. Eventos e promoções
2.1. Quais dados são tratados?
● Nome;
● Telefone;
● E-mail;
● Imagens
2.1.1. Para quais finalidades?
● Contatar o Titular para oferecer bens e serviços que possam ser de seu interesse;
● Registros fotográficos de eventos, para posterior utilização para fins de apoio e promoção de nossas atividades.
3. Navegação no site
3.1. Quais dados são tratados?
● Localização, tipo de navegador,
● Páginas consultadas;
● Dados de registro e login;
● tipo de dispositivo;
● endereço do protocolo de Internet (IP), tempo médio gasto, data e cidade de acesso da plataforma;
3.1.1. Para quais finalidades?
● Viabilizar funcionalidades do site;
● Traçar perfis comportamentais para aprimoramento do produto e desenvolvimento de novos;
● Direcionamento de marketing personalizado;
● Realizar análises estatísticas, inteligência de mercado, para desenvolvimento de novos produtos e campanhas de marketing;
3.2. Quais dados são tratados?
● Nome;
● CPF;
● E-mail;
● Telefone
3.2.1. Para quais finalidades?
● Receber e realizar contatos com titular (seção “contato” da plataforma)
4. Trâmites necessários ao pagamento de benefícios de seguros (dados dos titulares e terceiros envolvidos no sinistro)
4.1. Quais dados são tratados?
● Nome
● CPF
● RG
● Endereço (comprovante de residência)
● Data de Nascimento
● Telefone
● E-mail
● Dados financeiros (comprovação de renda, dados bancários);
● Dados do veículo dado como forma de pagamento. (placas, chassi, proprietário, etc.)
● Cópias de documentos (Identidade, CNH);
● Dados contidos em boletins de ocorrência, laudos, perícias e demais documentos relacionados ao sinistro, inclusive dados sensíveis.
4.1.1. Para quais finalidades?
● Contatar o titular do seguro, beneficiários e demais pessoas envolvidas no sinistro, para pagamento da cobertura;
● Enviar a corretoras e seguradoras documentos e comprovações das circunstâncias do sinistro;
● Realizar o pagamento da cobertura contratada.
5. Aplicativo Metronorte
5.1. Quais dados são tratados?
● Nome;
● Telefone;
● CPF
● E-mail;
● IP do aplicativo;
● Nascimento;
● Imagem da CNH
5.1.1. Para quais finalidades?
● Identificar o Titular e conceder acesso às funcionalidades do aplicativo;
● Monitorar os interesses do Titular durante a utilização do aplicativo, para direcionamento de marketing;
● Monitoramento do prazo de validade da CNH para sinalizar ao Titular o momento de renovação;
COMPARTILHAMENTO DE DADOS COM TERCEIROS
A OPERA poderá ainda compartilhar com terceiros, sempre para finalidades legítimas, os dados pessoais acima relacionados em hipóteses como:
● Com instituições financeiras quando o Titular optar pelo financiamento do veículo;
● Com corretoras e seguradoras para comercialização de seguros e encaminhamento de processos de sinistros;
● Com empresas especializadas, para confirmação da identidade do Titular, a fim de evitar fraudes;
● Com a montadora PEUGEOT E CITROËN para encomenda de veículos e peças, bem como para seu controle sobre as atividades da OPERA, de acordo com o contrato de concessão;
● Com o consórcio PEUGEOT E CITROËN na comercialização de consórcios;
● Com despachantes, para transferência dos veículos vendidos e recebidos como pagamento;
● Com empresas especializadas para realizar análises de crédito;
● Com terceiros prestadores de serviços, como empresa de película automotiva, funilaria e empresas de placas;
● Com empresas de marketing;
● Com empresas que suportam processos internos como fornecedores de softwares, armazenamento e processamento dos dados (provedores de armazenamento, softwares em nuvem);
● Viabilizar o cumprimento dos contratos firmados entre Titulares e a OPERA, por meio de empresas de geração de boletos, cobrança, advocacia, auditoria, atendimento ao consumidor, contabilidade, etc.;
● Com órgãos públicos ou órgãos privados no desempenho de atividade tipicamente pública para cumprimento de determinação ou obrigação legal, como informações compartilhadas com o Detran na transferência de veículos, com órgãos fazendários, no atendimento às solicitações judiciais, por exemplo;
● Processos de aquisição, venda, fusão, reorganização societária ou qualquer outra mudança de controle empresarial. Nesse caso, a OPERA irá garantir a continuidade da proteção dos dados e irá comunicar o Titular, com antecedência, sobre a transferência;
DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS
Por meio dos e-mails informados ao final do documento o Usuário poderá solicitar:
(i) confirmação da existência de tratamento;
(ii) acesso aos dados;
(iii) correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
(iv) anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
(v) portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os segredos comercial e industrial;
(vi) eliminação dos dados pessoais tratados com seu consentimento;
(vii) informação das entidades públicas e privadas com as quais o GRUPO METRONORTE realizou uso compartilhado de dados;
(viii) revogação do consentimento;
(ix) solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.
Atenderemos sua solicitação no prazo legal. No entanto, se houver fundamento legal, algumas solicitações poderão ser atendidas parcialmente ou mesmo negadas, caso em que prestaremos os esclarecimentos e justificativas necessárias.
MANUTENÇÃO DOS DADOS
Os dados pessoais serão mantidos pela OPERA ou por terceiros por ordem dela enquanto for necessário ao integral cumprimento de contrato celebrado entre as partes ou, para além disso, (i) enquanto perdurar alguma hipótese de legítimo interesse da OPERA, assim legalmente compreendidas; (ii) quando lei ou autoridade pública assim determinar ou (iii) para o regular exercício de direitos.
A manutenção dos dados após o encerramento de relação contratual será realizada, sempre que possível, de forma anonimizada, isto é, sem que os dados permitam identificar seu titular.
RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS
Reafirmando seu compromisso em preservar a segurança integral dos Titulares, a OPERA empregará os melhores controles técnicos e administrativos para proteção dos dados pessoais. Esses esforços precisam ser apoiados por cautelas simples a serem tomadas pelos Titulares, tais como:
(i) Não fornecer informações como senhas bancárias ou financeiras por e-mail ou outros aplicativos de mensageria (ex. whatsapp, telegram, etc.);
(ii) Comunicar a OPERA sobre toda e qualquer suspeita ou constatação de violação a essa Política, tal como, pelo uso indevido de seus dados pessoais por terceiros;
(iii) Consultar a OPERA sempre que receber informações ou comunicados sobre promoções, campanhas e pesquisas recebidas por e-mail, para verificação de sua veracidade;
(iv) Fornecer a OPERA informações verídicas e completas e sempre as manter atualizadas;
(v) Caso deseje exercer qualquer direito em relação a seus dados pessoais, contatar a OPERA por meio dos e-mails informados ao final do documento;
(vi) Adotar medidas de segurança cibernética nos dispositivos empregados na interação com a OPERA (celulares, computadores, etc.), tais como a atualização de antivírus, firewalls, senhas fortes;
(vii) Abster-se de interagir com a OPERA mediante qualquer forma de tratamento ilegal ou desautorizado de dados pessoais de terceiros, ficando a OPERA isenta de qualquer responsabilidade advinda de danos gerados a terceiros em razão de tais atos ilícitos;
(viii) Não pagar boletos supostamente enviados pela OPERA sem antes se certificar da autenticidade do documento, conferindo o valor, o código de barras, a instituição financeira e o beneficiário;
(ix) Quando necessitar de acesso a documentos relativos a negociações passadas (ex. Notas Fiscais), evitar que a solicitação seja realizada por meio de terceiros, priorizando o contato pessoal com a OPERA por meio dos contatos (telefone e e-mail) fornecidos por ocasião da negociação.
ATENDIMENTO REFERENTE À DADOS PESSOAIS
Para quaisquer assuntos relacionados ao tratamento de dados pessoais por si realizado, a OPERA poderá ser contatado na pessoa de sua Encarregada ou DPO:
Nome: Dr. Jose Valdemar Jaschke
E-mail: comite.lgpd@grupometronorte.com.br
FORO DE ELEIÇÃO
Quaisquer questões controversas decorrentes da presente Política serão submetidas à jurisdição competente da Comarca em que estiver sediada a Unidade da OPERA responsável pelo tratamento dos dados em questão, renunciando as partes a qualquer outro foro.
DAS ATUALIZAÇÕES
A presente Política foi publicada em 21 de abril de 2021 e poderá sofrer atualizações que serão amplamente comunicadas nas plataformas da OPERA.
OPERA